segunda-feira, 25 de abril de 2011

No Pirex

Domingo de Páscoa e de noite a pedida foi aproveitar a programação do Festival Palco Giratório, que apresentava o espetáculo “No Pirex”, o grupo Armatrux, de Belo Horizonte.

Ao entrar no teatro me sinto na casa da família” Adams”, no palco um cenário aberto e vem a dúvida; Será uma casa, ou um restaurante? O que quer que venha a ser, encontra-se deteriorado e um tanto sombrio. O cenário me remeteu a espetáculos de temática infantil, assim como em alguns raros momentos, senti-me assistindo um espetáculo inglês. Mas também houve momentos em que quis sair correndo do teatro, tanto pela ojeriza que somos levados pela própria cena, assim como pela fumaça exagerada de cigarros de palha fumados do começo ao fim do espetáculo.

Quatro portas, uma mesa e seis cadeiras, eis a estrutura do cenário inicial, pois em alguns momentos, com um acender de luz, a cozinha, localizada logo atrás, passa a funcionar, produzindo cheiros de café e fritura, ao vivo.É importante dizer que a luz do espetáculo é sensacional.

É inegável a sintonia e intimidade entre os atores, gosto muito de algumas cenas. O espetáculo é essencialmente coletivo e as partituras muito claras, mesmo com a ausência de texto, algumas definições ficam claras, algumas, pois há momentos no espetáculo em que eu nada entendi.

Estão em cena, Boquélia (a dona da casa), Bencrófilo (o garçom jovem), Bonita (a cozinheira), Ubaldo (o garçom velho) e Alcebíades (o velho) (assumo a ignorancia em não saber o nome do atores em seus respectivos personagens). Todos vestidos em tons escuros puxando para o preto, em contra partida, os objetos de cena tendem aos tons branco, resultado no clima expressionista, repleto de luz e sombra.

São muitas as leituras que podem ser feitas do espetáculo e devo admitir que nem todas positivas, seja talvez esse o grande risco de fugir aos padrões, pois além de convencer por talento, tem que quebrar a barreira imposta por nós, sobre o que é teatro; como se houvesse uma formula exata. O que vi foi um pesadelo cômico, com clowns e muita comédia muda.

Foi um único espetáculo que eu quis ficar para o debate, para buscar entender mais.

Para quem quiser saber mais a respeito do grupo que comemora vinte anos: http://grupoarmatrux.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...