segunda-feira, 5 de março de 2012

“A Arte é uma Arma Carregada de Futuro” Fantoche Cine Clube – Noviembre

“Me encantaria cambiar este puto mundo!” E por que não com o teatro?

Unir-se com objetivo em comum é sempre uma delicia, ter algo em que todos acreditam e torcem pela concretização é louvável e costuma fazer bem para alma e para relações. Assim iniciamos ontem o Fantoche Cine Club, organizado por Gustavo Damasceno. O que pegou a todos de surpresa foram as coincidências encontradas nos dois filmes selecionados Noviembre, de Achero Mañas e Capitães da Areia, de Cecília Amado (post outro sobre esse filme).

Falarei aqui sobre “Noviembre” e seu contra-cinema com toques de documentário. Devo admitir que segui o longa crendo que tudo havia acontecido e me perguntando,como eu não havia tomado conhecimento de um grupo como esse de tamanho impacto social em um mundo de ciberespaços. Me parecia um documentário maravilhoso, só depois soube que era ficção em formato documental, daí nesse momento, o que era bom, a mim tornou-se fabuloso.

O longa-metragem de Manas é constituído de somas. A soma perfeita de um roteiro excepcional, a uma direção atenta, uma fotografia genial e atores espontâneos, como não poderia deixar de ser já que é Noviembre, filme que apresenta-nos cinco jovens liderados pelo artista Alfredo Baeza, que convencido de que a arte transforma o estado das coisas com um idealismo utópico, com suas tentativas de estabelecer um teatro independente e livre, dos palcos, estruturas e do dinheiro, que corrompe.

A narrativa dos personagens do grupo vai como interlúdio de cenas e som documental das apresentações de rua do grupo, localizada entre 1998 e 2001, seguido por depoimentos dos personagens de 30 anos no futuro. Todos esses elementos impregnam Noviembre de realismo, além da visão honesta da crueldade e indiferença com que esse nosso mundo globalizado esmaga as tentativas de rebelião artística. Sendo, portanto, um grande filme de belas cenas e desenrolar.

Voltando as nossas coincidências;o nome do cine club é Fantoche Cine Club e é a cena de manipulação de fantoche uma das mas belas do filme, que trata de vida e histórias, de Alfredo, o grupo Noviembre, Manas e de todos que conhecem e fazem arte.

4 comentários:

  1. Não sei se vai ler um dia esse comentário, mas precisava dizer, da coincidência, quando entrei no google pra pesquisar sobre o filme Noviembre, e depois de ler uns 7 sites, abri o de vcs.
    A coincidência: O dia que assisti Noviembre, assisti a noite também Capitães da areia. E foi massa demais porque percebi no mesmo dia a conexão inesperada dos dois filmes. Bom ter compartilhado essa visão que vcs tiveram tb.
    storckcamila@gmail.com
    camila

    ResponderExcluir
  2. Que legal Camila!
    Bem vinda as nossas percepções, e esteja a vontade para compartilha-las.
    abraços
    Roberta Bonfim

    ResponderExcluir
  3. Olá Estou procurando história sobre esse grupo, mas nao tenho encontrado, será que podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, Pelo que entendi é tudo uma grande ficção, talvez por isso não esteja encontrando nada a respeito, por ser um "doc" ficcional. Abraços!

    ResponderExcluir

Some:

Leci Brandão a potência de sua Geração

Por Roberta Bonfim O samba, o tambor, o pandeiro mexem com meu corpo, mas a voz de Leci mexe mesmo é com minhas memórias infantis e juveni...