terça-feira, 25 de novembro de 2014

Meu Amigo! Tim Maia!



Sou filha dos anos 80, assisti Chacrinha (inclusive preciso assistir ao musical sobre esse grande mestre) e ouvi Tim Maia, vi o gênio quando vivo e observava atenta as discussões sobre suas ausências, ele era notícia na boca de muitos de minha infância. Eu gostava de suas músicas e o achava um cara feio. Com o passar dos anos fui conhecendo outras músicas e assim, ele foi se construindo como um gênio em meu imaginário. E sua voz me acompanhou por toda vida, suas letras simples e diversas, tão próximas e desejadas por todos nós. E ele um homem que sentia demais.

Diante de tudo isso, quando soube do filme sobre a vida de Tim, me vi encantada antes mesmo de assisti-lo e lógico me apressei para vê-lo. Lugar escolhido Cine Santa, em Santa Teresa. Logo que entramos na sala de cinema o primeiro impacto, o cinema estava vazio, éramos no total uns doze assistindo ao filme. Uma pena, penso eu. Em um país em que o cinema tenta se fazer mais forte e presente, a falta de público mesmo em filme de teor biográfico me assusta.
Mas, o filme começou e de imediato todas as questões são esquecidas e é com a tela e a história apresentada que começa a nova relação. Eu que havia assistido ao musical também sobre o artista me vejo encantada na descoberta de novas perspectivas sobre o mesmo ser, Tim Maia.
Tim viveu em um Brasil, que não era bem esse que conhecemos, a tecnologia dava ainda seus primeiros passos e as gravadoras eram as grandes detentoras do poder. Roberto Carlos era ainda apenas um jovem ambicioso e Tião, entregava marmitas, corria pros Estados Unidos e como não sabia falar inglês fluentemente, as cenas em que o personagem dialoga com os americanos inicialmente são uma forma de se garantir boas risadas. Tim buscava a todo custo viver da sua música. Tinha plena consciência de seu talento e de seu caos interno.
No filme o cantor é interpretado por Robson Nunes em sua fase antes da carreira, onde a inocência ainda pulsava nos olhos e ações, apesar do espírito destemido e aventureiro.se mostra com uma personalidade completamente inocente, porém com um espírito aventureiro e uma vontade enorme de se tornar o cantor que sabia que era. Mas, é quando entra o Tim Maia interpretado por Babu Santana, que o filme começa a adquirir um caráter mais tenso. Um dos pontos é seu relacionamento com Janaína, interpretada lindamente por Alinne Moraes. O casal é certamente a coluna vertebral do filme, e as atuações de ambos merecem destaque. Com direção de Mauro Lima, também responsável pela direção de Meu Nome Não é Johnny e Reis e Ratos entrega mais uma vez um ótimo trabalho para o cinema nacional.
Outro ponto auto do filme é a fotografia, que retrata (dentro das possibilidades) a atmosfera e tons de um Brasil que já não existe mais, mesmo sendo o mesmo. Uma coisa porém me incomoda um pouco; a mediunidade no conflito entre Tim e Roberto Carlos, interpretado por George Sauma, que aos meus olhos pareceu um pouco estereotipado demais, sendo quase engraçado, quando o tema pedi maior sobriedade, o que acaba por deixar as cenas rasas, se comparada a intensidade da história real.   
Ao final, inúmeras reflexões, e a percepção explicita dos nossos limites humanos, indiferente da genialidade, dos meios, ou da fama/grana. Saímos do cinema e fomos comer uma tapioca logo ao lado e falar sobre o amigo Tim Maia, por horas e horas e horas.

Grata Mayra Abreu pelo grato convite.

Um comentário:

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...