domingo, 27 de janeiro de 2013

O Poder do NÃO Positivo - William Ury



Fazia tempo que não escrevia sobre os livros lidos, na realidade é que havia um tempo, eu vinha lendo livros muito humanistas ou absolutamente técnicos, e daí, isso desperta outra coisa. Mas, como presente de ano novo logo de cara chegou as minhas mãos um livro chamado “O Poder do Não Positivo”, de Willam Ury, autor de dois best-sellers, que não li. A questão é que desconhecendo completamente a escrita desse mediador de grandes conflitos e observador social nato, fui obrigada a cair em suas palavras com doce voracidade e tudo em um momento profissional bonito de uma das tantas que sou. A fato é que o autor é casado com uma brasileira, claro. Exalto o fato, por que foi uma informação estimulante para que lesse o livro com mais atenção.

Cheguemos a ele, o livro. Que superou em absoluto as minhas expectativas. A principio, pensei ser mais um livro dito auto ajuda e enfim. - Ele de fato te leva a refletir sobre suas ações, trabalha a racionalização e observação sobre a razão. Em meio a leitura conversei com uma amiga sobre Jung e no papo consegui identificar muitas semelhanças nas práticas reflexivas, no ouvir-se e também no ouvir o outro, estimulando assim uma cadeia de respeitabilidade, onde se diz o que se precisa ser dito para evitar conflitos. A questão é que a profissão, assim como a vida e a saúde precisa fundamentalmente de politica de prevenção de riscos.
Frases de impacto, como “ o caminho é a precisão e a funcionalidade da sua linguagem.”, “Devagar, estamos com pressa.”, “ Se não expressarmos em alto e bom som nossa verdade – o nosso não, - talvez, na realidade, acabemos por nos distanciar do outro, já que restará para sempre algo não dito entre nós” e tantas outras e quantos exemplos... Fiquei maravilhada e como escrevi na contra capa do livro, “O Poder do Não Positivo”, foi pra mim um livro inspirador, do tipo que faz a diferença, de alguma forma virou livro de cabeceira.

Peguei um voo de Fortaleza ao Rio e o finalizei e risquei com tanta empolgação que até o senhor do lado veio conversar falando que observara minha concentração. Era que eu estava tentando aprender, ganhando forças para realizar... Finalizei o livro com a chegada ao Rio de Janeiro. Cheguei em casa encarei o livro e o pus em seu devido lugar, ao lado da cama. E não tive dúvida sobre qual seria o próximo livro, como falei estava em Fortaleza, e no aeroporto...
Próximo post.

Um comentário:

  1. Realmente o livro é muito bom, antes de tomar qualquer decisão é preciso pensar antes de agir. O livro ajuda como você deve se posicionar no dia a dia sobre qualquer imprevisto que possa acontecer, portanto recomendo, porque é uma ótica sobre diversas situação do cotidiano de quebra ajuda com relatos reais de como contornar com destreza e habilidade diversas situações,

    ResponderExcluir

Some:

Leci Brandão a potência de sua Geração

Por Roberta Bonfim O samba, o tambor, o pandeiro mexem com meu corpo, mas a voz de Leci mexe mesmo é com minhas memórias infantis e juveni...