quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Festa na Cidade Música, ritmo, cores, movimentos e uma nave no Centro Cultural Banco do Nordeste.


O espetáculo paraense, Festa na Cidade, da Cia Experimental de Dança Waldete Brito, vai fazer a festa em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste, nos dias 17 e 18 de outubro, às 20 horas .
A Cia. criada em 1998, é um núcleo de pesquisa em dança contemporânea, que tem sempre a improvisação através de processos colaborativos, como principal método de criação e caminho para a descoberta de modos diferentes de pensar o corpo na cena contemporânea. Premiada inúmeras vezes no Festival de Dança SESI-Pará, em 2004 venceu o Prêmio Secult de Dança. Em 2006, 2007, 2009 e 2013 recebeu o Prêmio de Dança Klauss Vianna –Funarte, que os trás à Fortaleza, para duas apresentações gratuitas.

Festa na Cidade é um espetáculo surpreendente, hibrido e dinâmico que mistura dança contemporânea, e brega. Inspirado no estudo etnográfico sobre o universo do circuito de festas de brega, aparelhagens e apresentações musicais ao vivo, em que se movimenta pela cidade um público cativo apreciador de brega pop, tecnobrega, tecnomelody e músicas da saudade, do antropólogo Maurício Costa. O espetáculo apresenta o mundo das festas de brega de Belém: a pulsação dançante dos bailes de aparelhagem.  São 50 minutos, onde os bailarinos se desafiam a fazer releituras em movimentos de grande parte das informações que envolvem o “universo brega” e o próprio Pará.
A Cia. recria a dinâmica da festa confundida ao cotidiano dos dançarinos, dentro e fora do salão. Uma nave de aparelhagem, comum nas festas da cidade, música, dança e corpo compõem a cena desse espetáculo que é síntese da cultura festiva bregueira paraense.  Para mais informações, 34643108.
SERVIÇO: Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Dias 17 e 18 de Outubro.
20h.
Gratuito
Direção Artística - Waldete Brito - Mestra e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora da dança contemporânea, dirigiu e escreveu o roteiro de todos os espetáculos da companhia. É professora do Curso de Licenciatura Plena em Dança e Curso Técnico em dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará e atualmente é diretora da referida instituição.
Maurício Costa - Dr. em Antropologia pela USP, professor da Universidade Federal do Pará e autor do livro Festa na Cidade: o circuito bregueiro em Belém do Pará (Editora da UEPA, 2009).

Cia.Experimental de Dança Waldete Brito - É um núcleo de pesquisa em dança contemporânea que foi criada em 1998.  Com sede na Cidade de Belém- PA, a companhia é referência na cena contemporânea paraense.  Em 2011, foi selecionada para o Projeto SESC Amazônia das Artes com o espetáculo (Des)vestido se apresentando em 10 Cidades. Os processos criativos da companhia tem sido motivo de pesquisa acadêmica, como trabalho de conclusão de curso -TCC e dissertação –mestrado.
Ficha Técnica:
Concepção e direção: Waldete Brito
Ensaiadora: Eleonora Leal
Elenco: Elyene Lima, Lúcia Lima, Liliany Serrão, Luana Oliveira, Dauna Parente, Manú Silva, Guto Pinto, Diego Pompeu e Leonardo Gutemberg.
Concepção Coreográfica: Waldete Brito e elenco
Assistente de Coreografia:  Jean Gama
Preparação Corporal: Waldete Brito
Pesquisa de Figurino: Ézia Neves
Pesquisa Musical: Elyene Lima
Projeto de Luz e Cenografia: Patricia Gondim e Oriana Bitar
Iluminação: Walter Filho
Fotografia: Ângelo Mauro
Participação Especial: Cantora - Iva Rothe


Faixa Etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...