sábado, 25 de outubro de 2014

Sexta com a Orquestra Petrobras Sinfônica


Sexta! E eu me possibilito uma nova experiência na noite carioca, dessa vez o programa foi mais cedo, tanto que quase chego atrasada, apesar da doce gentileza do motorista do taxi, que sem querer me deixou na lateral contrária a que eu precisava descer. (RS) É, fui de taxi. Estava indo assistir a Orquestra Petrobras Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, achei que merecia. J

Ao chegar, o frio sempre natural no estômago, antes de começar um espetáculo, esse abraço com o novo e o que ele irá despertar. Logo na entrada a cordialidade do rapaz que ao receber meu convite, perguntou-me com um ar de certeza: “-Dois, né?” Ao que eu respondi: Não. Um. Ele sorriu escondendo certo estranhamento. E eu, sorri pela alegria de ali estar exatamente como estava. Como não poderia deixar de ser, demorei a encontrar minha cadeira, mas depois de já sentada graças à disponibilidade de todos em ajudar, entra a orquestra. Muitas palmas! Pela primeira vez, saio do meu deslumbramento e percebo a casa cheia. Que lindo!!! Os músicos se posicionam e eu por qualquer razão especial fico feliz demais com minha diagonal.

Antes de começar foram feitas as devidas apresentações e homenagens. A noite era especial, pois se comemorava os 80 anos do regente e diretor artístico Isaac Karabtchevsky, indicado pelo jornal inglês The Guardian, como um dos ícones vivos do Brasil. Eu, que não tinha esse conhecimento, ao vê-lo ali tão a vontade no fazer exatamente o que faz, senti que ele, bem como o som produzido por cada um dos músicos, é como um doce acalento para alma.Vale lembrar que essa é minha visão de espectadora, ante ao resultado do conjunto.

De onde eu estava não via todos os músicos e instrumentos, mas os senti tão profundamente que as lágrimas e risos me foram presentes. Eu que já havia experimentado a emoção ao ouvir música clássica nunca a tinha assistido de forma tão intensa, nem tão bem ambientada. Ao som, somavam-se imagens e se eu tivesse o dom da pintura, a noite de ontem teria inspirado lindos quadros do distorcer e refazer das imagens, em casamento perfeito com o som e as tantas emoções. Só nas pausas os movimentos. No mais estávamos todos na mesma atmosfera flutuante assistindo Djanira IV, com Isaac Karabtchevsky, na regência da Sinfonia Número 2 em Dó Menor – “Ressurreição”, de Gustav Mahler. E eu entendi mais uma vez que o som, quando bom, é uma forma de comunicação muito particular, pois comunica diretamente com a alma. No lindo palco que um dia sonhei dançar, eu agora via vida em som, tantas vidas, com tantos ritmos, possibilidades e todos eles podem e estão ali, ou não. O fato é que sai com vontade de mais.

Grata Daniel e Jú.

Agenda Orquestra Petrobrás Sinfônica:
06 de novembro – Ensaio Aberto - Fundição Progresso
08 de novembro – Portinari V - Theatro Municipal
30 de novembro – Aliansce XI – Bangu Shopping

Mais: www.opes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...