segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Água Para Elefantes

O longa metragem começa com um senhor perdido em um estacionamento a procura de ver o circo, e se depara com alguém que quer ouvi-lo. Não é possível esquecer que toda a construção é feita dessa narrativa, é a história pela perspectiva de quem á viveu.

Em síntese, Água para Elefantes é uma história de superação na época da grande depressão de 1930, nos Estados Unidos. O jovem estudante de veterinária, Jacob (Robert Pattinson) estava prestes a se formar, mas um desastre envolvendo seus pais o impede de fazer a última prova do curso e tirar a licença. Não pude deixar de me perguntar, por que não esperaram ele terminar a prova antes de falar sobre o ocorrido. Eles já estavam mortos e a vida já mudaria radicalmente, mas... Bem, se não fosse isso talvez a história também fosse outra. (RS) A questão é que sem casa, nem dinheiro e sem mais família, parte sem olhar pra trás e literalmente segue o trilho que o leva ao seu destino. Um vagão de circo e toda magia de viver itinerante, no picadeiro.

A história, contada em flashback, acerta quando investe no amor que Jacob tem pelos animais e também quando August (Cristoph Waltz) fica em cena. E por falar em Cristoph Waltz, que maravilhosa atuação, é possível sentir asco do personagem tamanha impressionante labilidade afetiva e intensidade Sendo capaz de se divertir com Jacob e, alguns segundos depois, ameaçá-lo de forma assustadora. É ele o ponto auto de atuação do filme.

Não posso dizer o mesmo da química entre Jacob e a Malena (Reese Whiterspoon), não há química e a emoção se esvai, além do excesso de melodrama que chega a incomodar, em alguns momentos. De qualquer maneira, Água para Elefantes é um filme charmoso, com um ar clássico e nada apelativo. A direção de arte deu um show na recriação exemplar da época retratada. Outra sacada positiva foi a narração em off, que adiciona um agradável ar de fábula para a história. No pacote, o humor se faz presente de maneira bem natural, seja em alguns diálogos ou nas peripécias dos animais, em especial da elefanta Rosie e do cachorrinho.

Relação de amizade e lealdade emocionam, também e fazem de Água para Elefante um daqueles filmes que serão lembrados com carinho.

Um comentário:

  1. Roberta, parece ótimo, contudo ainda não tive oportunidade de assistir. Sua postagem me deixou ainda com mais vontade [sorrio]. Abraço do blogueiro visitante!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (@JefhcardosoReal)

    Convido-te para que leia e comente ‘A PEQUENA LOJA’ ao pé da pagina inicial do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...