quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

7 dias em Havana


Sete dias em qualquer novo lugar tende a ser bom, aos que gostam do novo, mas, “Sete Dias em Havana” com personagens tão pulsantes, paisagem viva, música gostosa e força religiosa, não tem preço, especialmente quando se trata de um longa-metragem dirigido a sete mentes e tão ricamente interpretado. Pena que não seja o tipo de filme que entre no circuito comercial, penso que seja uma importante realidade a se conhecer, e garanto; o filme só aumentou minha vontade de conhecer esse lugar o quanto antes.

Como uma formula já conhecida, diretores se uniram para produção de um longa para falar sobre uma cidade. E o resultado é um misto de gestos, símbolos, ritmos e paisagens. Logo na segunda – feira temos a sorte de principiante do ator porto-riquenho Benicio del Toro, que estreia na direção. Os demais dias da semana, já que é assim que o filme de costura e divide, tem suas direções assinadas por; Gaspar Noé e Pablo Trapero ("Família Rodante"), o espanhol Julio Medem, o palestino Elia Suleiman e o francês Laurent Cantet (vencedor em Cannes com "Entre os Muros da Escola") e é Juan Carlos Tabío ("Morango e Chocolate") o único cubano do grupo, além do também cubano Leonardo Paura, que assina o roteiro.

O filme é bom, por que Cuba é um cenário natural, assim; Cuba está para o cinema alternativo, no melhor sentido da palavra, como o Rio de Janeiro está para as novelas. As discussões acabam sendo as mesmas e no que diz respeito a filmes bons, ficamos muito exigentes.Mas, Havana é a última capital comunista do Ocidente, sobrevivente e cheia de sonhos e disparidades, é viva de gente possível que pulsa, grita é passional, sente até o fim e troca a segurança financeira pelo amor. É que a essa segurança por mais forte símbolo de segurança que seja não esta em suas essências, talvez. São ruínas, mar, espera e doar.

É na observação aos contrastes que a poesia se faz, na espera pelo Comandante, na força do sincretismo, nas cores, imagens, nos tons e sons, no amarelo da Madrinha Oxum. Um filme forte, do tipo bom, apesar das repetições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...