domingo, 27 de janeiro de 2013

Julieta



“O poder absoluto traz a corrupção absoluta.” Pg. 45
No aeroporto de Fortaleza, um amigo querido, do tipo irmão apareceu para um abraço bom e não foi só, levou consigo a caixa roxa para trazer inspiração e amor e dentro um festival de mimos, inclusive os mimos chocolatescos que acabam comigo, bloco de notas, um caderno que até março possivelmente se transformará em meu diário, um CD da Mart’nália e, um livro, “Julieta”. Bem, quando o fitei assim de súbito tomei um baita susto com o número de páginas, mais de 300 folhas, sem fotos, ilustrações e letras garrafais, em um romance BOM é preciso muita competência. Mas ele vendeu o peixe bem, levantou o fato de que se trava de histórias de mulheres fortes, que era seu primeiro romance, enfim... Daí, Fortier alcançou a marcar de 441 páginas e despertou minha curiosidade.

O fato é que logo que cheguei em casa, e posicionei “O Poder do Não Positivo” na cabeceira levei para cama comigo “Julieta”, logo de inicio um relaxamento e uma constatação; - eu ia gostar do livro. Antes de qualquer coisa por que Anne Fortier escreve bem, afinal um ruim contador de histórias, aniquila com qualquer uma. A questão é que além da escrita estimulante e imagética sem perder o folego, Fortier narra muitas histórias em paralelo tendo como pano de fundo, se é que isso é possível, à história de um dos mais trágicos casais da história “Romeu e Julieta”. Junto com a já conhecida tragédia de amor de William Shakespeare, desenrolam-se a história das gêmeas, Julie Jacobs e sua irmã gêmea Janice, que ao perderem a mãe aos três anos mudam-se de Siena para os Estados Unidos e passaram a ser criadas por Tia Rose e só após da morte desta, começa o reconhecimento da história dessas irmãs, onde Janice teoricamente recebe de herança a casa onde moravam, enquanto Julie recebe uma carta que a encaminha para Siena onde encontrará um tesouro deixado por sua mãe; a história de Giulietta Tolomei e Romeu Marescotti e a relação dessas famílias com o Salibene.

Julie começa a entender sobre as histórias de Siena, suas famílias e Palios e junto com isso, a saber, mais sobre a sua própria história contando também com escritos, pesquisas e anotações deixadas para ela por sua mãe, muitos outros tesouros e pistas surgem, e até mesmo Romeo aparece para ajudar a quebrar a possível maldição que cobre o teto de suas famílias. E em meio a muito suspense, romance e aventura o livro te fisga e empolga.

E eu bem abri mão de algumas saídas em prol de saber mais sobre o desenrolar dessa intrigante história que durante quase toda leitura me levou a ver imagens muito fortes e despertou minha curiosidade por Siena.

Grata meu amigo, foi lindo ler, identificar e sentir tantos amores.
"...- Está vendo? Eu lhe disse ´afirmou ele, afastando as pequenas mechas de cabelo que haviam grudado em seu rosto feito espaguete molhado. - Para toda maldição existe uma benção..." pg. 356

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...