segunda-feira, 24 de junho de 2013

Argo, de Bem Affleck


O vencedor do Oscar de melhor roteiro Argo, foi um filme que criei expectativa antes de assisti-lo e talvez muito por isso ele tenha me parecido enfadonho em alguns momentos. Na contra mão a isso nos momentos de narrativa e de maior tensão me pareceu imbatível. Eu que nunca houvera ouvido falar de tal fato, por puro desconhecimento da história Norte americana, pensei muito sobre o ser imigrante e na genialidade na ação de saída para seis imigrantes americanos que precisavam ser resgatados do Irã. Assim, penso que o roteiro é bom, por que a história é boa.


Mas, é boa pra quem? O filme é bom, por que tem uma história de fundo sensacional e o apoio de um país ao outro no socorro de seres humanos americanos “comuns”. Mas, como falei anteriormente, pensei ser um filme mais motivador, talvez.
Bem Affeck é um charme e tem carisma, enfim, cumpre seu papel, mas não me causa nenhum grande frisson, assim como o restante do elenco, chega a cansar. E sendo assim, o roteiro se torna mais uma vez genial, já que mantem o filme vivo e pulsante, apesar de.
A fotografia é interessante, pois apresenta o olhar sobre o novo, pelo antigo, enfim, é o olhar de um estrangeiro sobre terras que não conhece. Por mais que tenha pesquisado, e estou certa de que houve pesquisa. É a história americana falando do que houvera silenciado, afinal não poderiam perder esta estrela de conquista. E que no que diz respeito a conflitos internacionais, esse pelo menos acabou sem mortes, traumas, guerras, ou feridos. Mas estamos falando da inteligência dos Estados Unidos da América, não poderia ser diferente. Poderia? 

O fato é, que fora a narrativa que me leva a entender os conflitos no filme registrado, que provocam a tomada do consulado americano. Para além, não me diz muito sobre nada, nem sobre os países que tem seus nomes repetidos em vários momentos. Enfim, é um bom filme, mas penso que criei expectativa demais. :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...