segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dias…

Sabe aqueles domingos bons? Especialmente os com chuva, que deixa o dia mais frio, bons para dormir... – (não posso negar que pensei em completar o texto dizendo: - principalmente quando bem acompanhada... (suspiros meus, talvez) sorrisos sós. Pois é, hoje é um desses domingos e eu acordei as dez pra seis da manhã. Então me pergunto: Por quê? Pra quê? Tento voltar a dormir, mas aos domingos acordo com a disposição que deveria esperar até segunda.

E hoje ainda por cima é domingo de Páscoa. Ligo a televisão, tá passando a “Santa Missa” (coloquei “Santa Missa” assim em letra maiúscula, pois não sei qual respeito se deve ter, e na dúvida é sempre melhor respeitar muito). E como se não bastasse, resolvi acordar reflexiva, sabe-se lá por que, talvez por ter percebido tantos momentos importantes para história do Brasil, quiçá do mundo. De quinta feira pra cá, tem sido feriado, “Semana Santa”, (20-23 de abril), mas é também aniversário do “Descobrimento do Brasil” (22 de abril) e “lembramo-nos” de Tiradentes (21 de abril). Lembro-me que quando bem criança eu confundia Tiradentes com Jesus Cristo. Bom lembrar isso, e ter de admitir que de alguma forma ainda os confundo.

Logo mais se a chuva não resolver dizer a que veio, irei para um piquenique no Passeio Publico, onde Pe. Mororo, assim como Tiradentes conheceu a forca. Mas é melhor não confundir as histórias. - Voltando a Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), considerado o grande mártir da independência do nosso país e seguindo exemplos, a traição de um pseudo-amigo, acabou com o movimento revolucionário. E no dia 21 de abril, seu corpo foi esquartejado e sua cabeça erguida em um poste, para deixar claro quem mandava, Tiradentes era exemplo do que aconteceria com que estivesse contra. Hilário é que em 2011 o dia 22, seja também a sexta feira da paixão, e para lembrar o sacrifício, a crucificação de Jesus, que submisso na cruz, realiza o desejo do pai e morre pelo pecado de todos, mas também ali na cruz, me lembra Tiradentes e a mensagem que os “poderosos” querem deixar. E sempre na sexta feira da paixão, segundo o cristianismo, não devemos comer carne, para lembrarmos o sacrifício.

Dia 22 comemora-se a “descoberta do Brasil” por Pedro Alvares Cabral, que só tornou-se Cabral por que na época os homens aderiam os sobrenomes da esposa. Nenhuma marcha eu vi. Será que teve? – Logo que parou de chover, fui à praia e olhando o mar quase vi as caravelas chegarem,,,

Feriado cheio de signos, mas para mim, foram apenas alguns dias, onde perguntei o que quis, tive respostas que rasgaram meu coração, depois recebi sentimentos em palavras que o costurou, de noite um vinho como sangue de Cristo.

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa e busca remontar à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse. No sábado dia 23 de abril é dia de São Jorge e esse ano, os fieis não tiveram suas missas ao santo de devoção, pois nenhuma manifestação ode sobre sair a santa semana.

Chega por fim o domingo de Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.

O feriado acabou, não sei bem qual o saldo... Saberemos com o passar do tempo.

Bem vindos de volta a vida real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Leci Brandão a potência de sua Geração

Por Roberta Bonfim O samba, o tambor, o pandeiro mexem com meu corpo, mas a voz de Leci mexe mesmo é com minhas memórias infantis e juveni...