quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana Santa?!?

Lembro que quando eu era bem pequena, eu via essa data de forma diferente, passava o domingo assistindo a Paixão de Cristo e comendo chocolate. É importante dizer que eu esperava por isso desde o carnaval (ou seria desde o Natal?). Não comíamos carne. Os grandes tomavam vinho. Os anos passaram e sempre na Semana Santa, muitos questionamentos passaram pela minha cabeça e ainda passam.

DSC00487                                           Nossa Santa Ceia

Foi na Semana Santa que tomei o maior porre da minha vida, com o sangue de Cristo, na realidade é sangue de boi, um vinho vagabundo que nem pode ser chamado de vinho. Sim... No dia do porre comemos pão. Cantamos, demos graças, ritualizamos e agradecemos. Foi uma boa Semana Santa e foi o meu primeiro domingo sem chocolate e Paixão de Cristo. Pois encarei uma ressaca tão grande que até abrir os olhos era tarefa difícil.

Lembro que houve anos em que ri e outros em que chorei ao ver o boneco de Judas sendo queimado. Afinal qual sua grande traição? Todo mundo ali sabia onde estava Jesus, ele era assim, sei lá, o supra-sumo, posso dizer que ele era o cara na crista da onda. E daí Judas leva a culpa , é queimado todos os anos em uma porção de lugares, se ele de fato tiver existido e se o espiritismo for real, então, coitado.

E quem terá traído mais; o que para ganhar algo falou o que todos já sabiam, ou aquele que por qualquer motivo negou-se três vezes? Seria auto - preservação? E como Jesus vem para nos dizer para perdoar setenta vezes sete e no livro e tradições cristãs julgamos e queimamos?

Enfim, não comecei a escrever para falar sobre as minhas muitas dúvidas a respeito das religiões, mesmo por que não estou inserida hoje em nenhuma, mas respeito todas e torço para qe respeito seja recíproco. Mesmo por que, cada uma acredita no que convêm, e/ou precisa.

Enfim... Feliz Semana Santa para todos:

Os que crêem e falam;

Os que crêem e não falam;

Os que crêem e agem (os mais dignos, em minha opinião);

Os que oram;

Os que choram;

Os que não acreditam, mas vivem;

Os que esperam o retorno;

Os que nem acreditam que ele tenha vindo algum dia;

Tudo de melhor para todos nós, que indiferente das crenças, medos e verdades, sejamos todos inundados de boas coisas e também de coisas boas.

Bom Feriado, como disse uma amigo, curtamos a semana com três sábados.hihihi…

2 comentários:

  1. Beleza de post, Roberta. Gostei muito. Questionar é necessário. Fico triste com pessoas, e eu já fui assim, que ouvem e acreditam em tudo, sem questionar. Quando cremos cegamente, fica !"fácil" rotular, julgar e condenar baseados no conhecimento que se tem.

    Ahh! Já ia esquecendo, menina! porre de vinho é o pior de todos, sei por experiência própria...rs.

    Abçs e excelente feriado, com energia e pensamentos positivos, e... principalmente com pessoas amigas e amadas.

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Então sigamos nos questionando... E sem porres de vinhos. hihihi
    abraços e divido com vc a alegria que senti ao ver que tinha um comentário. São tão raros que quando surgem me emocionam. hihihi O pior e que não posso exigir, pois pouco comento os posts dos amigos... hihihi abraços

    ResponderExcluir

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...