segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sebastião e tantos outros...


    Há muitos anos atrás um amigo querido explicou-me sobre o Teatro NU, eu nessa época aluna de artes cênicas, pensei ter entendido o que ele falou, mas devo admitir não ter dado muita credibilidade. Resultado: Ainda me admiro e estranho, sempre que assisto a espetáculos que se utilizam fortemente do teatro físico. Foi o caso de “Sebastião”, espetáculo do Território Sirius de Teatro, da Bahia.
              


Vídeo de ilustração 

            O espetáculo se propõe há narrar o dia 14 de março de 2007, quando um avião repleto de dinheiro, caiu próximo à cidade de São Sebastião do Passé, em Maracangalha, Bahia.  A população correu para ver o acontecido, curiosos com o barulho e é a partir daí que começa a trajetória de Sebastião, um cearense “retado” e curioso, de Juazeiro do Norte – Ce, que foi o primeiro a se aproximar do acidente e por conta disso o responsável por achar o dinheiro.  E então aparecem todos os outros personagens, tendo sobrado espaço até para alguém de codinome “Fenômo”. E o ator Fabio Vidal, mostra a que veio, com talento e concentração, apesar de alguns equívocos.
                Gosto do espetáculo como um todo, tecnicamente falando, mas além de ser cearense e só por conta disso ter me irritado com o sotaque forçado do personagem Sebastião. Falta um pouco mais de atenção, para não misturar tudo. O espetáculo não chegou naquele momento em que deveria chegar e foi tornando-se cansativo. Estamos falando de um monologo que se utiliza das técnicas do teatro físico e aos meus olhos no decorrer do espetáculo toda aquela fisicalidade já não me dizia nada e por conta dela perdi texto.
                Sai me sentindo um tanto culpada por não ter me esforçado mais e ter visto toda a pesquisa ali ofertada, mas não consegui. Parabenizei aos que pude e parti, sem saber muito o que falar, mas curiosa por outros trabalhos da companhia.

Autor, Encenador e Ator: Fábio Vidal
Orientação e colaboração dramatúrgica: Gil Vicente Tavares
Iluminação: Fernanda Paquelet
Direção Musical: Emerson Cabral
Assessoria de imprensa: Leonardo Parente
Produção local: Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...