segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Gorila, de José eduardo Belmonte


 Tenho ido conferir a alguns filmes do Festival de Cinema do Rio, “O Gorila” de José Eduardo Belmonte, assisti na semana passada e logo na entrada a festa das estrelas, um festival de celebridades. Optei, no entanto,  por entrar logo para conseguir um bom lugar. Logo começam as apresentações, do curta e do longa da noite.

Olho ao redor, o cinema está absolutamente lotado, é o retorno por sempre apresentar bons contesto, como; “Se Nada Mais der Certo”, que levou o troféu Redentor de melhor-filme, em 2008. Começa então “O Gorila”, um filme de suspense de José Eduardo Belmonte, que tem como protagonista Otávio Müller, um ex dublador, um anti-herói, que na infância teve de lidar com a bipolaridade da Mãe, interpretada lindamente por Maria Manoela, torna-se um homem inseguro, que após crise do trabalho, começa uma obsessão por ligar para pessoas, especialmente mulheres, passando-lhes trote. Na época do Natal, mais uma vez algo muda radicalmente na vida do protagonista. Uma mulher o liga e diz que vai se matar, começa ai um jogo de cenas e situações interessantes.
Em cena, Alexandra Negrine, que interpreta Magda, uma das vitimas do Gorila, que passa a ser essencial para que o herói passivo de Belmonte não se perca pelo mar da loucura; Mariana Ximenes, que em personagem que mais lembra a mulher gato, um tanto bipolar, e Luíza Mariani, que interpreta a evangélica cheia de libido. Ainda no elenco Eucir de Sousa , Milhem Cortaz, Silvia Lorenço e Georgina Castro.
O Gorila é baseado no conto do escritor Sérgio Sant'Anna, duas vezes contemplado no Prêmio Jabuti, produzido por Rodrigo Teixeira de "O cheiro do ralo" (2006), "Gorila" parece cinema independente americano contemporâneo. E para demarcar os extremos de sanidade do universo que explora, a geometria da fotógrafa uruguaia Bárbara Álvarez.
A grande surpresa positiva foi Müller que evita que seu personagem Afrânio cai no poço do patético. Assim, a narrativa faz uma trajetória ao pesadelo de um artista que busca qualquer coisa que não sabe o que, em trotes telefônicos. Provocado quem assiste a refletir sobre essa solidão.
Sai do cinema um tanto confusa, cheguei mesmo a pensar que eu não havia gostado do filme. Foi na hora de dormir que ele começou a rodar por meus pensamentos. Ali constatei que havia gostado. Parabéns a toda equipe e ao cinema brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...