sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Macbeth


Falemos sobre teatro, sobre William Shakespeare. Falemos sobre Macbeth, que foi encenada pela primeira vez em 1611, apenas com homens no elenco como exigia a sociedade. Hoje, a peça pode ser assistida no Brasil e trás no elenco, apenas homens. Uma homenagem, talvez. Ou um desafio bem aproveitado por Claudio Fontana, que vive a perversa Lady Macbeth.

A montagem que fica em cartaz no Rio de janeiro, no teatro dos Quatro até domingo, tem como protagonista o já conhecido Marcelo Antony, no papel de Macbeth. Para tanto o ator raspou a cabeça e quebrou a ideia do belo bonequinho de louça. O ator entrega-se ao personagem, mas por vezes não alcança. Desejei uma câmera em sua frente, seria divino ver suas expressões faciais na telona, ou na telinha. No teatro, no entanto, ficam brechas. Não do ator, mais do todo, a começar pelos atores, que com forte sotaque paulistano chegaram mesmo a incomodar. Figurino que caminha para ser bom, mas peca em detalhes bobos, o que não acontece com cenário e adereços. Parabéns a criatividade da reutilização do cotidiano.
Sob direção de Gabriel Vilela que já havia mergulhado no mundo Shakespeariano com Romeu e Julieta, a peça é absolutamente bem marcada, com saídas e entradas bem definidas, até demais em alguns momentos.  A adaptação do texto foi feita por Marcos Daud que reduziu os 20 personagens originais para oito e introduziu a figura de um narrador que ganha ar divertido com Carlos Morelli. As feiticeiras tiram sorriso da plateia pelos estereótipos.
É no geral um bom espetáculo de texto genial, com mensagens maravilhosas e muita força. É preciso manter-se atento ao texto, ele por si só é um espetáculo repleto de atualidades.
Ao final uma outra emoção ao dos ator Marcelo Antony, que entende a dificuldade de interpretar tão forte personagem e se esforça e caminha para melhora do personagem, é nítido seu empenho e garra, assim como de todos. Parabéns a todos por tão corajosa empreitada e mais apresentações e ensaios, até que seja Macbeth.
Do Rio o espetáculo segue em turnê, ao que me consta passará por Porto Alegre, Recife e outras capitais, vale conferir, conhecer mais a obra de Shakespeare e se mergulhar nas possibilidades históricas.
Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea (21) 22749895

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...