segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lincoln, Steven Spielberg



Passei grande parte da minha vida ouvindo falar sobre Lincoln, nos filmes seu nome sempre citado, na história americana figura fundamental e se pensamos que hoje os Estados Unidos da América têm como presidente da republica reeleito um negro. É possível até mesmo dizer, que Ele, Abraham Lincoln, foi o  que abriu os mares e mudou a perspectiva de seu País.


O longa tem na direção, ninguém menos que Steven Spielberg e narra a história desse presidente amigável, desse homem reflexivo e sofrido, em seus últimos dias de vida quando lutava pela aprovação da 13ª   ementa, que promulga a abolição da escravatura nos Estados Unidos da América,  antes do atentado que o levou a óbito. Lincoln foi um homem de grandes atos e demasiada intimidade com a oratória, assim, os diálogos do filme seguem uma linha que me pareceu possível e me fez crer em cada um dos personagens tão ricamente interpretados por; Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon dentre outros não menos interessantes. Gosto do jogo entre os tantos personagens, nenhuma persona aparece no filme inutilmente. O escuro das cenas me cansou a vista, mas me deu também a sensação de ambientação temporal.

O filme de Spielberg recebeu várias e merecidas indicações ao Oscar e certamente arrastará muitas delas, mas para além da riqueza histórica, da inteligência dos diálogos, o filme é de alguma forma repetitivo e perde o ritmo, mas certamente um filme à ser visto por todos. Pelo que a história conta e pelo estimulo ao respeito das diferenças, tão iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...