quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Mestre – (S)



Que eu amo assistir filmes, quem acompanha esse blog, já sabe, mas é que quando o filme é inteligente, tudo fica melhor ainda, assim acontece com o longa-metragem “O Mestre”, de Paul Thomas Anderson. Ele que já havia me surpreendido em “Magnólia”, por um lado experimental, que ao mesmo tempo que tem força cinematográfica, trás de volta a sutileza ao trabalhar o marketing no cinema. Onde o filme se vende. Assim, PT Anderson, apresenta um filme dúbio e quase contraditório. Que expõe a humanidade, a força e a fragilidade, de ser quem se é. O filme trata também de fé, e muito lembra à cientologia que tem como garoto propaganda Tom Cruise.

No longa protagonizado por Joaquim Phoenix, que vive Freddie Quell, um veterano de guerra da Marinha, que sem muito controle emocional e com sérios problemas com álcool, caminha sem rumo na vida, abandonando pessoas, lugares, empregos e criando confusões gratuitas. Uma delas o fez conhecer o pensador e escritor Lancaster Dodd, ricamente interpretado por Philip Seymour Hoffman, vem ganhando popularidade a partir de suas técnicas de terapia, onde busca traumas em vidas passadas. Juntos, de alguma forma esses homens tão humanos se completam e estabelecem uma relação de mestre e discípulo. Outra força marcante e que vem sendo recorrente nos roteiros, é a força das mulheres. O filme trata de dois homens em busca de suas verdades e uma mulher que interpreta o racional dessa pirâmide.



 Phoenix e Hoffman, também se completam, já que sem Hoffman a tilintar seu carisma na figura de Dodd, a presença turva e hesitante de Phoenix não teria a mesma força. Da mesma maneira que se Phoenix não fosse tão convincente em sua reação a Dodd, este não teria o impacto que ostenta na plateia. E como os atores, roteiro e imagens o filme busca o equilíbrio das possibilidades e suas dualidades E deixa em mim a pergunta: Somos capazes de viver a vida com plena liberdade?

Super indico filme e discussão. :) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...