domingo, 12 de junho de 2011

FeLiZ dIa DoS nAmOrAdOs!

Hoje me mandarei flores, escolherei as mais belas e talvez também as mais caras, optarei pelo melhor, pois a presenteada serei eu. Eu que nunca gostei de flores, que espirro ao mais sutil contato com as rosas, eu que sempre me disse anti - romântica. Estou sentindo dentro de mim uma vontade imensa de me fazer um agrado.

C¢pia de Fessora tatu1

Estou sendo tomada por um desejo sutil de amor por mim mesma, talvez motivada pelo dia dos namorados. Troco a festa dos solteiros por uma bajulação a mim, escolho-me flores, as mais minhas, as que me escolher, sejam vermelhas, brancas, rosas amarelas e que sejam lindas, já que não são eternas.

Escolho as flores e penso nos casais, quais quer que sejam eles, penso no par, na dupla, na camaradagem, penso na cumplicidade e na liberdade de ser. E pergunto-me: Do que temos medo? Relacionar-se não é tão difícil, basta que tentemos aprender todos os dias a respeitar as diferenças, o que nem de longe é tarefa fácil.

Eu, solteira por opção nada tenho contra esse dia, na realidade com o passar dos anos esse agendamento obrigatório e tão comercial foi perdendo sentido pra mim, dia das mães, dos pais, dos índios, Natal,dia dos namorados, são apenas mais um dia e esses homenageados devem ser lembrados todos os dias, para que se compartilhe sempre o que há de presente.

O Dia dos Namorados nada mais é que uma homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes em agradecimento da fertilidade da terra. Como os casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar os matrimônios as escondidas, para que os casais não fugissem sem a benção de Deus. Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.

No Brasil, João Dória, que havia chegado do exterior foi o responsável pela absorção dessa homenagem, que foi absolutamente bem aceita pelos representantes do comercio, usaram-se desse agendamento para aquecer as vendas, para isso alteraram a data para 12 de junho, pela proximidade com o dia do Santo Casamenteiro, Santo Antônio.

E assim mais uma data que deveria ser de troca de amor, passa a ser um festival de gastos e presentes, onde acaba por se esquecer o principal...

Ainda sigo a idéia de que é na proximidade que a relações se constroem, em uma proximidade de almas, de verdades, e é fato que as verdades costumam ser cruéis, mas não se pode esquecer que a não verdade pode ser é ainda mais. Venho tentando ser obediente ao meu intimo. Atividade complexa, mas absurdamente saudável.

Então aos namorados que se amam e se respeitam, que se ouvem e se admiram, aos que são parceiros, amigos e amantes, cúmplices, a esses que optaram por se amam apesar de, desejo um dia lindo, como devem ser todos os outros, os qu estão juntos, apenas para não se encarem eu desejo mais coragem.

Feliz Dia dos Namorados para Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...