segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Instinto, de Jon Turteltaub


Os instintos, são forças que não devem ser subestimadas.Essa sempre foi uma percepção obvia pra mim, mas ao assistir Instinto, do diretor Jon Turteltaub, onde  Anthony Hopkins interpreta Ethan Powell, um antropólogo que é uma mistura de Diane Fossey e Hannibal Lecter. Depois de viver mais de dois anos em meio aos gorilas, na África, foi preso por assassinar brutalmente dois homens e deportado para os Estados Unidos a fim de `não manchar o nome da Universidade em que lecionou.

Enviado para uma penitenciária de segurança máxima onde os funcionários parecem caricaturas. É nesse ambiente que o residente de psiquiatria Theo Caudell (Cuba Gooding Jr), que pretende escrever um best-seller inspirado no caso, começa a atender o professor e a tornar-se seu real aluno. A penitenciaria, o professor e a bela Lynn, filha do antropólogo, mudam o olhar e as prioridades de Theo.
Instinto, além de abordar a violência (e a super-lotação) nas prisões e o descaso para com os pacientes psiquiátricos,  ainda tenta encontrar tempo para fazer uma apologia do amor à natureza e para analisar as relações familiares. Não estou certa se o filme alcança o publico que a que se pretende, mas eu fui particularmente fisgada pelos diálogos codificados e bem pensados, além de bem executados. A cena em que terapeuta é fisgado pelo antropólogo e que lhe pergunta o que foi perdido, é algo transformador.

Instinto é como seu nome diz, um pouco áspero, mas chega à fundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...