segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tim Maia – Vale Tudo – O Musical

Reinauguração da Praça Tiradentes, muitas atrações belas e as pessoas longe de tudo isso encarando uma fila que atravessava quarteirões, a apresentação do musical “Tim Maia – Vale Tudo” era o foco. O que não entendo é como a produção não pensou em uma forma de liberar os ingressos mais cedo, para que as pessoas pudessem mergulhar na cultura exposta na praça, o Grupo Tá na Rua corria e ciceroneava a todos que passassem pela praça, além deles; apresentações de capoeira, danças ciganas, gafieira e tantas outras apresentações. Perdemos ou assistimos de longe, mas até isso eu consegui aceitar, afinal falávamos de um musical sobre Tim. E eu sempre amei o sindico.

Mas depois de algum muito tempo na fila o rapaz que estava logo na nossa frente encaixou mais dez pessoas, de uma falta de educação e consciência humana que doeu, mas diante da atual situação optei por calar para não criar um caso, mas sorri lembrando de todas as vezes que ouvi pessoas do sudeste dizendo que nordestino é mal educado. Sem generalizar, mas...

Por fim, entramos ao teatro. O Carlos Gomes que é um teatro enorme estava cuspindo gente, pessoas sentadas nas escadas, o que não era permitido era perder o espetáculo. E a cortina de vinil sobe e o off diz: “O Teatro Municipal de Niterói, pede desculpas, pois o cantor Tim Maia...” Eis o dia em que Tim não cantou a música até o final e daí começa a narrativa que explica, sem justificar, mesmo por que seria impossível justificar, a trajetória de Tião das Marmitas.

O musical baseado na biografia escrita por Nelson Motta, lançada em 2007, foi dirigido por João Fonseca e no elenco traz ótimos atores e músicos (que por falta da ficha técnica não estão citados). Destaque para Isabella Bicalho e Tiago Abravanel, que interpreta o protagonista com maestria e um vozeirão encantador e similar ao de Tim, outra semelhança, são os 115Kg.

Em 2:30h/min de espetáculo somos tomados por cerca de 25 hits do imortal Tim Maia, a emoção por vezes toma conta do ambiente, mas normalmente é cortada por alguma piada e/ou marcação engraçada. Ponto auto para os ator que interpreta Roberto Carlos e a atriz multi que interpreta a Mãe de Tim. Além das piadas e constatações do protagonista.

Assistir a narrativa sobre a história de alguém que de alguma forma participou da sua vida, saber grandes segredos e pequenos detalhes, aprender sobre o dicionário Maia, assistir novas perspectivas e ler o Tim de outra forma e ainda sim aceitar todas as suas “falhas” em detrimento de sua música, sua arte, sua voz, tudo isso que mesmo aos mais desavisados foi apresentado e amado. Quem nunca cantou em raiva, dor e amor: “E na parede do meu quarto ainda está o seu retrato... Pensei até em me mudar...” ou “a semana inteira fiquei esperando pra te ver sorrindo...”? Ou ainda: “E eu, gostava tanto de você!!” Tantas músicas me são conhecidas e narram momentos e lembram pessoas... Talvez por ser ele no auge de sua sensibilidade provocada, abrindo a alma e expondo-se, e tão contraditório que eram seus eus. E são alguns dos eus exposto que nos são apresentados no delicioso musical Tim Maia – Vale Tudo, O Musical.

E ao final em show, em festa, a emoção dos atores é vista, os olhos brilhando e a certeza do dever cumprido, nos aplausos e na voz de todos nós que cantávamos juntos: “Vale, vale tudo! Vale, vale tudo!”!

Chegar em casa e ler mais, ouvir mais, embebedar-se de Tim Maia e todo esse sentimento. E eu que estou em estado de chegada fico muito feliz a cada nova surpresa desse estado chamado Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...