domingo, 8 de maio de 2011

As 3 Irmãs

Fecho os olhos e chego a ouvir o som, as chicotadas que cortam, partem, dilaceram e inspiram, talvez... A questão é que fechando os olhos ouço a musica e ao ouvi-la lembro dos movimentos, da força e das sensações, me transporto mais uma vez ao Sesc Iracema e assisto em pensamento mais uma vez ao espetáculo de dança As 3 Irmãs.

as 3 irmãs - 4

A platéia não estava em sua lotação, mas o publico me pareceu curioso a primeira vista. Todos acomodados e começa uma dessas músicas que não me saem da cabeça e como um senhor da platéia bem falou, se não fossem essas músicas, certamente seria outro espetáculo. Aretha Paiva, Joyce Barbosa e Vanessa Queiroga, dão espaço à Olga Prosorov e suas irmãs, Macha e Irina. Passos em ritmos distintos; mesmo agora ainda os ouço.

Em determinado momento do espetáculo, enquanto eu buscava ouvir o que aquelas personagens gritavam sem som, resolvi observar a platéia. Fiquei curiosa e olhei-os, estavam todos atentos, com olhos de crianças curiosas, estalarem de dedos, respirações fortes e todos nós ali capturados por toda essa “imbecilizante monotonia do dia-a-dia”, não havendo nem perspectivas nem sonhos e tanto sentimento.

Eu que sentia falta das expressões que dizem algo na dança, surpreendi-me com olhares, tempo, respirações e os poucos sons além da musica e do tocar de seus pés no linóleo. De cenário, um sofá laranja, um urso, um buquê e uma corda (lembrei-me do Imagens), definitivamente não precisaria de mais nada. Em alguns movimentos senti que a luz atrasou o que não minimizou em nada as sensações provocadas pelo espetáculo.

Ao final, aplausos um bom bate papo e ótimas energias. Amanhã tem mais no Sesc Iracema, as 20hrs.

Pela manhã haverá oficina de dança contemporânea com a Cia. Paralelo de 9hs as 11hrs.

Um comentário:

  1. "questão é que fechando os olhos ouço a musica e ao ouvi-la lembro dos movimentos, da força e das sensações"

    É exatamente isso q eu sinto ao escutar música. É como se vc se transportasse pra outra dimensão...

    ResponderExcluir

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...