terça-feira, 10 de maio de 2011

Cinema Real– Osama

No atentado de 11 de setembro,lembro que eu estava em casa, estudando para pro de história da escola e quando rolou a chamada do Globo noticias, mesmo hoje sempre que a escuto preparo meu coração para uma tragédia. Enfim, naquele dia, não fui fazer prova, fiquei sentada na frente da televisão o dia todo, assisti tudo, como se fosse um filme. É verdade, assisti como se fosse um filme de guerra, fim do mundo; fiz até pipoca.

A questão é que não era um filme e quando é vida real deixa marcas. E deixar marcas nos Estados Unidos... Um país tão vaidoso, que durante muito tempo e mesmo hoje tem fãs seguindo o padrão americano. Não é despeito, apenas não entendo algumas coisas, tais como: matar outras pessoas vai devolver a vida das já mortas? Qual a real válvula motivadora desses homens deuses que destroem, matam,julgam a seu bel prazer. O que os motiva? Dinheiro? Petróleo? Território? Terrorismo? Mas... E as vidas? As histórias? Os outros? Pois existem aqueles que não estão querendo participar desse jogo de destruição.

Voltando ao filme, 10 anos depois ainda estão rodando, as chamadas continuam, usando-se agora de edição e efeitos especiais. É uma guerra, são pessoas que morrem, enquanto, alguns outros ganham algo com isso? O que vale a vida de seres humanos? E quem são os terroristas?

Com a morte de Osama Bin Laden, outras questões entram em foco, muitas são as especulações. O que conta para alguns é o fato de que depois de sua morte de Osama, o dólar subiu, Obama reassumiu seu posto de popular e segundo Robert Gates (Secretário de Defesa do EUA), tudo caminha para mudanças no jogo na campanha militar liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão. No entanto, afirma também que é muito cedo para afirmar com certeza quais serão os impactos da morte de Osama Bin Laden, sobre a guerra no Afeganistão.

Bin Laden que lutou nos anos 80 contra União Soviética, financiado pelos Estados Unidos, depois criou a Al-Qaida. No dia 11 de setembro de 2001 ficou conhecido como mandante do atentado as Torres Gêmeas e ao Pentágono. Foi morto em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exercito Américo, na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão.

Com tudo isso me pergunto vez por outra se estou assistindo um outro tipo de filme, pois por vezes não consigo nem sentir verdade, penso que hajam muitos elementos não mostrados, muitas verdades camufladas. Por fim, daqui torço para que o melhor aconteça ao mundo e aos homens, ou melhor aos homens para ser no mundo, ou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Celebrando Festivais Teatrais

Por Roberta Bonfim Querido Festival de Teatro de Fortaleza conheci tantas maravilhas ao viver-te. Lembro que foi em uma de suas edições que...