terça-feira, 3 de maio de 2011

As Três Irmãs

Com Patrocínio da Funarte, a Cia Paralelo de Dança (Paraíba) chega ao Ceará, para apresentar o espetáculo “As Três Irmãs”, inspirado na obra de Tchekhov.

Após apresentações na Paraíba e no Rio Grande do Norte, a Cia Paralelo de Dança chega ao Ceará, com apresentação, em Cascavel (05.05) e Fortaleza (07/08.05), daqui seguem para Recife onde encerram o projeto de circulação.

As 3 irmãs - Foto (01) Herval Freire

O espetáculo livremente inspirado na obra-prima do escritor russo Anton Tchekhov, narra o drama protagonizado por três irmãs; Olga, lindamente interpretada por Lília Maranhão (Premio de Melhor Bailarina XIV Mostra Estadual de Dança (PB)) e Aretha Paiva, Irina, ganha vida no corpo de Vanessa Queiroga e Macha Prosorov, se expressa através de Joyce Barbosa (Prêmio de Melhor Direção), que também assina a coreografia, figurino e direção artística do espetáculo.

Três mulheres vivendo suas frustrações no interior da Rússia do século XIX, tendo que aprender diariamente a lidar com a ânsia de sonhos maiores, juntamente com a ausência da percepção de querer alcançá-los. Com isso, tentam desesperadamente sobreviver à monotonia do cotidiano, com a esperança de que voltarão à terra natal, a capital Moscou. Cheias de tédio e solidão procuram respostas para seus muitos questionamentos: Qual é o sentido da vida, se é que o tem? Por que o sofrimento? Será que tudo é em vão?

É exatamente essa realidade poética e contundente que as bailarinas da Cia. Paralelo, levam ao palco e compartilham com o publico, por isso mesmo, a idéia de espaços mais alternativos, afim de, aproximar a platéia dessa atmosfera repetitiva, mentes inquietas e ações mecânicas, automáticas próprias da ausência de fantasia.

A produção do espetáculo é da Trato Produção e Assessoria (PB), que mais uma vez firma parceria a Ato Produção e Marketing Cultural, que assume a produção na capital cearense.

. O espetáculo estará em cartaz em cascavel no dia 05 de maio, na Casa da Cultura, as 20h e em Fortaleza no Sesc Senac Iracema nos dias 07 e 08 de maio, sempre as 20h.

Serviço: Local – Sesc Senac Iracema

Hora: 20hs

Ingresso: R$10,00 (inteira) R$5,00 (meia)

Declaração sobre o processo de criação e a coreografia:

É sempre muito complicado para um coreógrafo falar do seu processo de criação, mas posso afirmar que esse trabalho surgiu da leitura da peça "As de 3 irmãs", que aconteceu entre 2005 e 2007, e ele se deu de maneira lenta e progressiva, com ensaios periódicos e com a leitura da peça pelas bailarinas também.

Cada uma encontrou, de forma distinta, as personalidades de suas personagens dentro do trabalho de pesquisa e dos diálogos constantes que, também, fizeram parte dessa construção.

"As 3 irmãs" é, como disse anteriormente, um divisor de fronteiras para a companhia, por inúmeras razões, mas a mais significativa delas é a da abordagem corporal diferente das propostas anteriores da companhia.

Joyce Barbosa, diretora artística e coreógrafa da Paralelo Cia. da Dança e do espetáculo "As 3 irmãs"

A circulação

As apresentações do espetáculo ocorreram no estado da Paraíba no mês de março, na cidade de Areia, no dia 18/03, no Teatro Minerva e dia 19/03 em Campina Grande, no Palácio das Artes Suellen Carolini. Em abril, o espetáculo esteve no Rio Grande do Norte, dia 07/04, na cidade de Mossoró, no Teatro Dui-Huix Rosado e no dia 08/04 no Thermas Resort e Hotel, nos dias 09 e 10/04 em Natal, no Barracão Clowns de Shakespeare. Em maio, a companhia se apresenta no Ceará, no dia 05/05, na cidade de Cascavel, na Casa da Cultura e nos dias 07 e 08/05 em Fortaleza, no Sesc Senac Iracema. A temporada encerra no fim do mês de maio na cidade de Recife, nos dias 21 e 22/05, no Espaço Compassos. Os espetáculos serão sempre às 20h e a as entradas custarão 10 reais inteira e 5 reais estudante.

Para este circuito pelo nordeste, a companhia deu preferência a lugares alternativos de apresentação, onde o espectador pode ficar mais próximo das bailarinas e sentir-se um pouco parte daquele espaço, daquele universo das três irmãs, que está representado no cenário de uma sala de estar.

Além das apresentações, a companhia tem o interesse de promover um debate com os espectadores sobre a coreografia e a peça teatral, como uma forma de sondar, de fato, como anda a perspectiva do público nordestino sobre a dança, em específico sobre a dança contemporânea.

“O projeto tem sido bastante gratificante até agora. Circular pela nossa região de origem e se deparar com realidades na arte da dança tão diferente das nossas realmente está nos trazendo um grande aprendizado. Sem contar que poder fazer tudo isso, apresentando um espetáculo como "As 3 irmãs", para o público, é perfeito, pois a companhia tem muito carinho por ele, afinal o consideramos como o "divisor" de propostas corporais da Paralelo.

As etapas da PB e do RN foram impressionantes. Nós tivemos contatos com bailarinos de estilos e experiências variadas, o que proporcionou um enlace extraordinário entre as expectativas da Companhia e o que, de fato, estava se desenrolando diante de nós.

Tenho certeza que as estapas do CE e PE serão ainda mais interessantes e mágicas para a Paralelo”

(declaração de Joyce Barbosa, diretora artística e coreógrafa do espetáculo As 3 irmãs sobre a primeira etapa da turnê pelo NE.)

.Oficina de dança contemporânea

A oficina realizada pela Paralelo terá duração de duas horas e será dirigida para homens e mulheres bailarinos, de formação clássica, moderna ou contemporânea e/ou dançarinos com experiência em hip-hop, dança do ventre, dança de salão ou outro estilo de dança. O número máximo de alunos é 30, a partir dos 15 anos de idade. A oficina será ministrada pela professora e coreógrafa da companhia, Joyce Barbosa, no dia da apresentação (07.05), das 10h às 12h.

Um comentário:

  1. Um excelente espetáculo! Assisti aqui em Fortaleza, e falei um pouco de minhas impressões em meu blog:

    http://dialogosvisuais.blogspot.com/2011/09/teatro-e-danca-as-tres-irmas.html

    ResponderExcluir

Some:

Celebrando Festivais Teatrais

Por Roberta Bonfim Querido Festival de Teatro de Fortaleza conheci tantas maravilhas ao viver-te. Lembro que foi em uma de suas edições que...