terça-feira, 13 de março de 2012

O Homem Que Engarrafava Nuvens


"Se Baião é bom sozinho, imagine baião de dois!"



Quem conhece meu Nordeste sabe que lá é terra de gente boa, trabalhadora e talentosa. Mas que alguns se destacam, é o caso de Humberto Teixeira, cearense retado que junto com Luiz Gonzaga conquistaram a alegria merecida, presente que só quem faz música sabe. E Lírio Ferreira que não é bobo nem nada, viu ai a chance de homenagear gente tão nobre que sempre viveu à sobra de seus interpretes, com alegria de doação. e convidou para estar com ele no longa “O Homem que Engarrafava Nuvens”, Denise Dummont, filha de Humberto que aceita a empreitada e aproveita-se dela para buscar conhecer e entender melhor o próprio pai. Parte com Lírio, em viagens nas quais entrevistou pessoas importantes, que lhe contariam histórias sobre a vida pessoal e profissional desse homem que se apresentava a ela. O compositor de mais de 400 músicas e quase permanente parceiro do inesquecível Luiz Gonzaga.
O diretor vai apresentando, na primeira parte do filme, a história da vida profissional do literato, poeta, escritor e músico, narrada por ele mesmo, através de um precioso depoimento que ele gravou em super 8. Ele estourou com marchinhas e sambas, mas seu grande nicho e sua grande obra veio do baião.
O grande mérito do documentário é que ele não se prende nem ao passado e nem ao presente. Com entrevistas com: Caetano, Gil, Gal, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Elba, Fagner, Belchior, Wagner Tiso, Chico, Mutantes, Zeca, Lenine, Otto, Sivuca, Patativa do Assaré, Carmem Miranda (em Technicolor!), Dalva de Oliveira, Carmélia Alves e muitos e muitos outros.
Se o remédio para a saudade for cantar, curemo-nos da nostalgia de tempos que se foram, assistindo o filme e relembrando músicas que com certeza fizeram parte da vida de todo mundo, mas que não sabemos quem as compôs.

3 comentários:

  1. gosto muito deste documentário, descobri ao acaso a mais ou menos três anos, muito bom, excelente!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!!!!!
    Me instigou, vou assistir

    ResponderExcluir
  3. Esse Doc. me surpreendeu positivamente. E me respeitar mais, por eles. Afinal o dom de se alegria na alegria do outro, não foi dado a muitos.
    Grata Mari Mari. Assista sim, vale ver. Aprende-se e distrai-se.

    ResponderExcluir

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...