terça-feira, 27 de março de 2012

Um Dia bem Nosso



O diretor chama, os atores se apresentam, o palhaço anuncia: Começou a fantasia! E pode ser de qualquer tipo, pode ser até real. No teatro por vezes encenamos fantasias reais ao tempo em que vivemos realidades fantásticas. E o palhaço que é curinga e nada bobo, se diverte com tudo e todos. É tudo assim desse jeito meio teatral de entrar na arena, subir ao palco e encarar as feras. Contemplar a magia bem de pertinho e vencer os medos, sentindo todas as vibrações e ao final, aquele som... 
Aquele som de duas palmas de mão se encontrando deixando claro que o encontro ali na frente, no centro ou em qualquer lugar, se desenvolveu. O aplauso é o ibope do teatro. Pena que não nos encha de patrocinadores. Mas estamos melhorando, é preciso crer e trabalhar, todos os dias. Ir fazendo tudo que precisa para se sentir feliz e de quebra receber seus bons trocados, pois viver também nos é de direito.

A questão é que as cortinas já estão abertas e é hora de viver, às vezes valem as máscaras, outras vezes elas são nossa única defesa e existem ainda os momentos em que são nossas piores inimigas. Mas o bom mesmo é a leveza da verdade. É permitir ser-se, desaprender a interpretar, quebrar essas regras que já não nos cabe mais e respeitar nossas bagagens. É preciso que entremos em cena na vida para defender nossas verdades sem nunca deixar de respeitar a vontade dos demais, e quem sabe se nos for possível contribuir positivamente à nossa arte.
Esses dias, assisti a um espetáculo que me fez lembrar por que resolvi fazer arte, pois é isso que faço, faço arte nessa vida, escrevo histórias, leio poemas, conto vidas e enceno outras, anuncio e produzo, mando fotos, registro momentos, ensino e aprendo, caminho e penso e vivo... E de verdade: O que é a vida se não um grande espetáculo? Uma grande arte!


Feliz Dia do Teatro e Do Circo, parabéns aos artistas e a arte.
Sigamos em frente e ...
Bravo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...