sábado, 27 de novembro de 2010

Linha de Ferro!

Linha de Ferro é uma intervenção teatral entre caminhos. Inspirada na obra de Plínio Marcos, “O Homem do Caminho”, o texto conta a história de Iur, um andante que se autodenomina Cigano. O personagem, amparado pelos códigos dos “rueiros”, suas emoções e luta pela sobrevivência nas ruas.

A performance acontece dentro de um trem em movimento. O personagem embarca na Estação Ferroviária João Felipe rumo à comunidade da Cigana, em Caucaia. Durante o percurso, as cenas são construídas baseadas na própria relação com o espaço, a experiência do intervir, o que se constitui como uma linguagem. O resultado, portanto, se mistura ao processo, surgindo da incorporação de acontecimentos do percurso, em um movimento circulatório de idas e vindas. O espaço, o vagão e os acontecimentos, agindo sobre o corpo e a dramaturgia; o corpo cênico agindo sobre o espaço e os acontecimentos cotidianos caracterizando o jogo teatral que é construído a todo instante, na relação entre o fluxo dos usuários da linha ferroviária, o vagão e a linguagem própria de Plínio.

A concepção e interpretação da proposta ficam a cargo do ator Galba Nogueira, um dos fundadores do movimento de Teatro de Rua do Estado, pesquisador dessa temática há 15 anos, o que resultou no conceito de Teatro Popular Urbano. A direção está a cargo da atriz e pesquisadora em Teatro de Rua como modelo intervenção cênica, Isabel Viana, residente no Rio de Janeiro.

O projeto foi contemplado no VI Edital de Incentivo às Artes – 2009 do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura.

Serviço

A temporada acontecerá nos seguintes dias e horários:

- 25/11 às 10:05

- 26/11 às 15:20

- 27/11 às 16:35

A intervenção acontecerá nesses horários, no trem que parte da Estação Ferroviária João Felipe, no Centro da cidade em direção à Caucaia, no ultimo vagão do trem!

 

DSC02653

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...