segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INAPTOS? A Que Se Destinam

  ‘o que diferencia o vício da virtude é apenas a intensidade

Um convite bom me foi feito no sábado por uma amiga muito querida (Grata querida!); assistir “Inaptos?”, do Teatro de Anônimos. Convite aceito e lá fomos. Ao chegar à Fundição Progresso, jovens vestidos de preto se agrupavam logo na frente, ali também aconteceria um show de rock. Sorri após o susto inicial e entrei. No teatro possibilidades de arquibancadas, almofadas e cadeiras em mesas para assistir, tudo parecia ser cenário e papel bolha. Belo!

O espetáculo começa e vejo: palhaços, bufões e dou algumas boas risadas. Gosto das cenas silenciosas que são mais divertidas, penso que talvez o espetáculo, seja um pouco grande para propostas. Mais indiferente dos déficits, que são parte do processo das estréias, a qualidade do trabalho dos atores é inegável, João Carlos Artigos (Seu Flor), Fábinho Freitas (Prego) e Shirley Britto (Buscapé), parecem se divertir em cena. Devo admitir que em alguns momentos vi dois espetáculos distintos, mas penso que isso também se misture e encaixe no decorrer das apresentações. Já marquei em minha agenda que pretendo assisti-lo novamente, daqui um tempo.

O espetáculo inspirado no livro “Vícios não são crimes”, de Lysander Spooner, que incita a discussão a respeito das compulsões, do caos e das perversões da sociedade moderna, tem direção de Adriana Schneider. E é preciso dizer do que só me dei conta no final; são palhaços que já não precisam colocar o nariz vermelho, pois de alguma forma ele está ali.

Na história, assim como na vida real, os personagens levam às últimas consequências a busca da felicidade, sem nenhum juízo de valor. “Abordamos o tema do vício ligado ao aspecto da busca pela felicidade e à maneira como as pessoas se relacionam com isso, sob a lógica do absurdo”, explica a diretora em entrevista ao globoteatro.com.

O espetáculo tem censura e é preciso respeitá-la, sim são palhaços, mas, falando de uma forma absurda sobre problemas muito reais.

Link entrevista com a diretora Adriana Schneider

http://www.globoteatro.com.br/entrevista/index/186/0/Adriana_Schneider

 

Inaptos?

Local: Fundição Progresso

Tel.: (21) 2220-5070

Sexta, sábado e domingo, às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...