quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Policarpo Quaresma–Trilogia Carioca–Antunes Filho

Tem alguns artistas que são os caras, eis o caso do octogenário Antunes Filho, que chega ao Rio com sua trilogia carioca. Eu logo que sei dessa informação me encho de alegria no coração. A chance de assistir mais um dos caras. O espetáculo: Policarpo Quaresma, um dos traumas do pré- vestibular. O que teria feito Antunes, com a obra de Lima Barreto?

Logo na entrada descubro que seriam três horas, mas preciso alertar, são apenas duas maravilhosas horas de um espetáculo repleto de pesquisa e cuidado. Percebe-se desde a primeira cena algumas coisas, inclusive o fato do diretor ter vários atores baixos e várias atrizes altas, são 36 atores em cena, algo por sinal que eu nunca havia visto tão de perto.

O ator que interpreta Policarpo é algo indescritível em seu talento. O espetáculo que narra uma tragédia patriota transforma-se em uma tragicomédia sob a direção de Antunes e nos leva a risadas gostosas e reflexões profundas sobre o ser brasileiro.

Perceber a multiface de um diretor que eu pensava ser absoluta e absurdamente realista foi delicioso e estranho, já que para alguns não passava de mais um espetáculo de Antunes e para esses, muito certamente ele se repete. Eu felizmente pouco vi e tanto mais quero ver, talvez para ainda chegar o dia em que eu possa dizer que ele se repete, ou melhor, até o dia que eu perceba que a repetição faz parte da técnica e pratica e fortalece identidade.

Antunes e o CPT ficam o mês de outubro no Teatro Nelson Rodrigues, na caixa. Rio de Janeiro

Ingresso: 24 reais para clientes caixa 50% de desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...