segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Chega a Fortaleza “Vida” - Premiado espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro.

A Companhia Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba está em turnê pelo Nordeste, passando por quatro capitais – João Pessoa, Campina Grande, São Luís, e chega a Fortaleza para apresentar “Vida” e “Descartes com Lentes”, nasceu do processo de trabalho da primeira.
“Vida” foi eleito como o melhor espetáculo de Teatro do Brasil em 2010 (Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura), conquistou mais cinco prêmios, no Troféu Gralha Azul (Teatro Paranaense) e tem Patrocínio Petrobras.
A Companhia que tem no elenco, Ranieri Gonzalez (Esperança, JK, Malhação), se apresentará nos dias 08 e 09 de novembro, no Teatro Boca Rica, com o espetáculo “Vida”, as 20h; e no dia 09 as 17h com “Descartes com Lentes”. Produção local Ato – Produção e Marketing Cultural.
“Vida” é o resultado de um longo e meticuloso momento de pesquisas sobre o poeta curitibano Paulo Leminski e suas obras. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências. Não existe no texto a citação de um único poema na íntegra, mas a essência da obra de Leminski -- viva e pulsante.
FOTO 1
Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Em uma sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias. Erupções de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.
A trilha composta por André Abujamra, promove o encontro de várias referências, em sintonia com o espírito de toda a obra. O jazz de Etta James encontra confluência em ritmos do leste europeu, revelando mais uma vez o universo plural de referências que se admite colher, essência leminskiana latente.
Em Descartes com Lentes, Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, ou seja, procura filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo. Escrito em meados da década de 60, o texto é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano. O exercício cênico é interpretado pela atriz Nadja Naira e com a direção de
Marcio Abreu, diretor artístico e um dos criadores da Companhia.
Serviço:
Vida
Local: Teatro Boca Rica
Hora: 20h
Valor: R$ 15,00 (inteira) R$ 7,50 (meia)
Descartes com Lente
Local: Teatro Boca Rica
Hora: 17h
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Some:

Corpos Velhos: Para que servem?

Por Roberta Bonfim Tudo que se vive é parte do que somos e do que temos a comunicar, nossos corpos guardam todas as memórias vividas, muit...